A RISCOS – Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança (APRPS), associação sem fins lucrativos e com o estatuto de utilidade pública, fundada a 18 de dezembro de 2003, tem vindo a desenvolver diversas atividades, com o intuito de congregar cidadãos e instituições que, em Portugal, tenham responsabilidades na gestão dos riscos, ou que zelam pela segurança das pessoas e dos seus bens, e desta forma promover a atualização de conhecimentos na área dos riscos e sensibilizar as instituições e cidadãos para a promoção de um cultura de segurança.
Neste sentido a Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, desde a sua fundação, já organizou: 5 Congressos Internacionais de Risos; 3 Simpósios Ibero-Afro-Americano de Riscos; 13 Encontros Nacionais de Riscos, descentralizados por 8 cidades de Portugal continental: Coimbra (4), Porto (1), Mafra (1), Aveiro (2), Guimarães (1), Viseu (I), Lisboa (1), Faro (1) e uma da Região Autónoma da Madeira: Funchal (1), estando a sua décima quarta edição prevista para julho de 2021, em Coimbra. Cada um destes Encontros trata uma das diversas temáticas de riscos que afetaram ou podem vir a afetar com gravidade a sociedade e as suas infraestruturas.
Assim, O XIV Encontro Nacional de Riscos decorrerá nos dias 16 e 17 de julho de 2021, no Teatro Paulo Quintela, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e será dedicado ao tema do “Risco de cheias e risco de inundações fluviais. Aprender com o Passado”. Entre outros aspetos, à semelhança do que aconteceu com os anteriores, visa revisitar acontecimentos nefastos da história de Portugal, cuja efeméride “redonda” ocorre neste ano, para dele retirar os ensinamentos que pode transmitir e, assim, aprender com essas experiências.
Acresce, ainda, que a reflexão à volta das manifestações do risco de cheias e do risco de inundações fluviais permite juntar várias áreas do conhecimento e da sociedade por forma a refletir sobre o que aprendemos com o passado, bem como para analisar as melhorias verificadas desde então e perceber o que ainda é necessário fazer para potencializar a resiliência das populações.
Certos de que a Instituição/Empresa, que dirige tem preocupações com as consequências das manifestações do risco de cheias e do risco de inundações fluviais , vimos solicitar-lhe apoio para a realização desta reunião técnico-científica-pedagógica.
Assim, ao patrocinar o XIV Encontro Nacional de Riscos dará maior visibilidade à sua empresa ou instituição através do material que será distribuído e/ou exposto e contribui para que a RISCOS possa continuar a realizar este tipo de eventos.