Cada autor(a) poderá a apresentar, na qualidade de primeiro(a) autor(a), até duas comunicações, sendo uma delas oral e a outra em poster.

Formatação:
Para submeter uma comunicação, os autores devem enviar o resumo por e-mail, para encontros@riscos.pt .

Os Resumos serão impressos em papel C5, pelo que deverão ser redigidos com o tipo de letra Adobe Garamond ou Adobe Garamond Pro, tamanho 8, justificado e espaçamento entre linhas de exatamente de 9,6 pt e com espaçamento entre parágrafos de 6pt depois, não haverá abertura de parágrafos. Os resumos terão obrigatoriamente uma única página.

Máximo de 3000 caracteres incluindo espaços (contabilização que deve ser feita deste o título às palavras-chaves).

Comunicações em Poster – Máximo de 5 autores.

Máximo de 2 (dois) trabalhos na qualidade de primeiro(a) autor(a), sendo um deles oral e a outro em poster.

Normas:

  • Nos resumos não são permitas referências bibliográficas, uma vez que os resumos não contemplam uma secção da Bibliografia para que possam ser indicadas as referências completas;
  • Na primeira vez que se usar SIGLAS (maiúsculas e sem pontos entre as letras), deve-se colocar por extenso a sua descrição (significado);
  • Palavras que não estão na língua do artigo deverão ser colocadas em itálico.

Os resumos deverão ter parágrafos, e não”blocos” inteiro de texto, de modo a facilitar a sua leitura. A título de exemplo, podemos indicar que, genericamente, os parágrafos poderão corresponder a:

  • Uma introdução, onde explica a pertinência do estudo e os seus objetivos;
  • Uma descrição/localização da área objeto de estudo;
  • A metodologia utilizada (tipos e fontes de dados;análises realizadas; 
  • Apresentação/discussão dos resultados obtidos.

Os dados dos autores dispõem de quatro linhas: a primeira destina-se ao Nome e a última ao email. As duas centrais, são para a Filiação (2.ª linha) e Entidade de Origem e País (3.ª linha).

Exemplo 1:
António Manuel dos Santos [1.ª linha]
Cruz Vermelha Portuguesa [2.ª linha]
Delegação da Madeira (Portugal) [3.ª linha]
autorderiscos@gmail.com [4.ª linha]


Exemplo 2:

António Manuel dos Santos [1.ª linha]
Universidade de Coimbra, Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território [2.ª linha]
Faculdade de Letras, Departamento de Geografia e Turismo (Portugal) [3.ª linha]
autorderiscos@gmail.com [4.ª linha]

Na Filiação/Entidade de Origem não é permitida a indicação de cargos, tais como Diretor, Coordenador, Presidente, ou de títulos como Prof. Doutor, Coronel, Eng.º, ou de alunos a frequentar Cursos de Mestrado, Doutoramento, etc. Excepcionalmente, alguns autores, para poderem receber apoios financeiros que lhes permitam participar no Congresso, necessitam de colocar informações específicas (por exemplo: Bolsista do Projeto FCT…; Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Estudante do Programa de Pós Graduações …; Mestrando/Doutorando do Curso …); Bolsista Capes do Programa de Pós-Graduação em … . Nesses casos essa referência deverá ser colocada na 2.ª linha, mantendo-se a terceira reservada à Universidade e ao País, sendo necessário que essa justificação nos seja comunicada

As línguas oficiais do Encontro são Português, Espanhol, Francês e Inglês.

Template

Documento template formatado de acordo com as normas e estrutura obrigatórias (descarregar)

A aceitação das comunicações estará dependente da avaliação dos resumos a efetuar pela Comissão Científica.

30/04/2021 – Data limite para a submissão de resumos de comunicações (orais e posters)